Clássicos do Design - Verner Panton

Verner Panton ( 1926 – 1998 ) Nascido em Gamtofte, Dinamarca, nada na infância de Verner Panton sugeria que pudesse se transformar em um designer. Filho de donos de pousada, demorou para transformar-se em artista, pois demonstrava pouco talento para a pintura ou o desenho. Apesar disto, conseguiu cursar um curso técnico e em 1947, mudou-se para Copenhagen onde se graduou em Arquitetura na Academia Real Dinamarquesa.   
       Já formado, trabalhou como assistente de Arne Jacobsen e colaborou na concepção de vários projetos, inclusive o da famosa cadeira Formiga. Foi nesta época que se iniciaram suas pesquisas de materiais e novas tecnologias. 
Arquiteto e designer, abriu seu estúdio em 1955 no qual trabalhou em diversas áreas, como iluminação, mobiliário e produtos têxteis. 
       Em 1962 mudou-se para Cannes, onde começou uma longa colaboração com a Vitra, representante européia de Herman Miller, conceituado fabricante de móveis dos Estados Unidos. Desta parceria foi criada em 1967 a cadeira Panton, o primeiro modelo moldado por injeção de um só material. 
       Verner Panton,  foi um mestre da plástica que introduziu, na década de 60, a estética pop ao mobiliário e à arquitetura de interiores, com um desenho verdadeiramente inovador, utilizando novas tecnologias e materiais. Tornou-se uma referência devido a sua extravagância e ao uso de cores fortes. 

Panton - 1960
 

As criações do dinamarquês Verner Panton não podiam ser mais distantes das formas suaves e inspiradas na natureza de seus compatriotas. Seu estilo se caracterizou pelos experimentos com plásticos e as possibilidades de criar em cores vibrantes formas geométricas irregulares. Toda a sua ousadia pode ser vista na cadeira Panton, a primeira no mundo feita de plástico injetado sem emendas. Revolucionária por suas formas ousadas e por explorar os limites do material, a peça marcou o início de uma nova era na estética e produção de mobiliário.










Postagens mais visitadas