Cores na Decoração

O Estudo das Cores é um dos elementos mais importantes para a decoração.
As cores e suas combinacoes sao infinitas, as possibilidades sao incontaveis e so depende de seu bom gosto, seu estilo de vida, do que voce gosta, quais as finalidades dos ambientes de sua casa ou de seu escritório.
No site da Suvinil existe o msimulador de cores para seu ambiente, voce pode tirar uma foto do ambiente que quer pintar e decorar, faz um upload da foto e ve na hora o que fica melhor. Eu testei e é muito bacana. 
 http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/


Outra possibilidade é o circulo das cores, que voce pode ver quais combinam e se harmonizam.





A roda das cores é composta por três tipos de cores:
  1. Cores primárias: são 3 – vermelho, azul e amarelo – e todas as restantes cores são compostas por estas.

  1. Cores secundárias: as cores secundárias obtêm-se com a mistura de 2 cores primárias, ou seja, o laranja nasce da mistura entre o vermelho e o amarelo; o verde nasce da mistura entre o azul e o amarelo; e o violeta nasce da mistura entre o vermelho e o azul.

  1. Cores terciárias: as cores terciárias resultam da junção entre cores primárias e secundárias, ou seja, a turquesa nasce da mistura entre o azul e o verde; o verde-lima nasce da mistura entre o amarelo e o verde; e o encarnado nasce da mistura entre a violeta e o vermelho. As restantes 3 cores terciárias não têm nenhum nome específico, sendo simplesmente uma mistura de vermelho-laranja, amarelo-laranja e azul-violeta.

Como é que as cores se relacionam?

Todas as tonalidades presentes na roda das cores relacionam-se de 2 maneiras:
  1. Cores complementares: estas são as cores que, na roda, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. No entanto, esta distância não significa que não possam ser combinadas, pelo contrário, o seu efeito aparentemente contrastante produz um realce visual muito agradável quando utilizadas em conjunto, conferindo energia e movimento a uma divisão.

  1. Cores harmoniosas: estas são as cores que encontramos encaixadas entre as cores primárias, como por exemplo, o encarnado, o violeta e o violeta-azul que, embora diferentes, mostram claramente que pertencem à mesma família de cores. Embora apresentem uma certa harmoniosidade, também precisam de ser combinadas de forma cuidadosa.









Suvinil, Amo Pintar, Eu Decoro

Postagens mais visitadas