Design Brasileiro - Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer Soares Filho , nasceu no Rio de Janeiro em 1907. Forma-se em 1034, em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes do RJ. Nesse período, freqüenta o escritório de Lucio Costa. Em 1936, integra a comissão formada para definer os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, sob supervisão de Le Corbusier.
Entre 1940 e 1944, projeta os conjuntos arquitetônicos da Pampulha, que se configure num marco de sua obra.
Em 1947, participa da comissão de arquitetos encarregada de definer os planos da futura sede da ONU, em Nova Iorque. Seu projeto, associado ao de Le Corbusier, e escolhido como base do plano definitivo.
Em 1956, a convite do Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek, ele colabora na construção de Brasília, cujo plano urbanístico e confiado a Lucio Costa.
Durante o regime militar, Niemeyer faz grandes projetos no exterior como a Sede    do Partido Comunista Francês em Paris ( 1965 ), a Sede da Editora Mondadoril em Milão ( 1968 ) e a Universidade de Constantine em Constantine, Argélia ( 1969 ).
No final da década de 80 e inicio de 90, Niemeyer ainda surpreende. Projeta o Memorial da América Latina em São Paulo ( 1987 ), e o Museu de Arte Contemporânea em Niterói, RJ ( 1991 ). Niemeyer e autor de mais de 400 projetos. Ha pelo menos 180 edifícios com sua assinatura no exterior, incluindo 20 paises espalhados pela América, Europa, Norte da África e Oriente Médio. No Brasil, ele  se faz presente em oito capitais.
Niemeyer sempre ousou em seus projetos e esquivou-se a vida toda do enfadonho e monótono angulo reto.
“ Também não me atrai a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai e a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas de meu pais, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida.” 









Postagens mais visitadas